Todos que desejam contratar plano de saúde ou já possuem, já se depararam com o termo “reajuste”. O intuito desse conteúdo é de instruir e orienta-lo(a) para esse assunto.
Primeiro precisamos entender a função do mecanismo de reajuste por parte das seguradoras. Basicamente é reposicionar o valor com base no risco envolvido. Se estamos envelhecendo nosso risco para doenças se acentua, ou se utilizamos o plano de saúde com mais frequência, obviamente o custo desse cliente é maior em relação aquele que pouco usa, além disso a inflação médica também envolve aumento do plano de saúde.
O calculo entre custo para a seguradora e o valor da mensalidade paga pela prestação de serviço, deve ser um calculo ajustado, caso contrario essa seguradora perde mercado para a concorrência ou opera em prejuízo. Em média a
sinistralidade, que é o valor do uso do serviço, deve estar abaixo de 75% (break-even) do ganho por parte da seguradora.
Tipos de reajuste
Para planos de saúde individual, o reajuste é feito com base no valor fixado pela ANS (Agencia Nacional de Saúde Suplementar ). Em contratos coletivos vale o valor determinado pelas seguradoras, levando em consideração a negociação entre cliente e prestadora de serviço, cabendo recursos em caso de reajustes abusivos.
Por faixa etária
Os planos de saúde são precificados por grupos etários, exemplo: de 0 a 18 anos é um valor quando o beneficiário completa 19 anos ele sofrera um reajuste por mudança de grupo etário.
Reajuste aniversário de contrato
Esse reajuste é cobrado exclusivamente no aniversário de contrato, o valor geralmente corresponde a taxa de utilização do plano ou sinistralidade, alem de influencias externas ligadas ao mercado. Alguns contratos possuem reajustes com base na sinistralidade do pool (combinado de empresas de portes semelhantes), já outros tem uma analise individual por contrato.
Agora que você já entendeu o motivo do reajuste e os tipos. Como agir quando o reajuste esta acima do esperado? Não existe uma resposta simples para isso, deve ser feito uma analise de cada caso de forma individual.
Qualidade do corretor
Sempre exija do seu corretor as melhores condições, tanto do produto como também da prestação de serviço por parte dele(a). Aquele corretor que é amigo, primo ou conhecido de alguem nem sempre é o profissional indicado para trazer as melhores soluções.
O seu corretor é a peça-chave para mantê-lo(a) atualizado(a) sobre as condições do mercado de seguros. Se identificado um reajuste abusivo ou acima do seu orçamento, é crucial realizar uma análise minuciosa das condições do mercado.
Caso você esteja satisfeito com o seu plano de saúde, e não deseja mudar, cabe negociar as condições.
Corretor RJV Brasil
Nossos consultores estão constantemente atualizados sobre os aspectos que têm impacto direto nos reajustes aplicados pelas seguradoras.
Estamos preparados para negociar em seu nome, levando em consideração seus interesses e buscando soluções efetivas para resolver problemas decorrentes de reajustes.